terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Timão quer seguir com um grupo raçudo para, enfim, conquistar a Libertadores.

Almeida Rocha/Folhapress
Liedson tem contrato até julho de 2012, mas já manifestou o desejo de permanecer


São Paulo — Após o pentacampeonato brasileiro, o Corinthians volta as atenções para a próxima temporada, quando disputará a Libertadores pelo terceiro ano consecutivo e tentará, finalmente, conquistar a América. Ao contrário de outros anos, desta vez a equipe alvinegra não corre nenhum risco de desmanche. Todos os titulares e reservas mais importantes devem ser mantidos para 2012. O técnico Tite, cujo contrato acaba no dia 31 deste mês, também está próximo de renovar. A dúvida no Parque São Jorge está entre manter o perfil de “operários” ou investir em contratações de grife. Mudança certa, por enquanto, só na presidência do clube, com o término do mandato de Andrés Sanchez.

Em 2012, o torcedor corintiano não precisa se preocupar com uma eventual debandada do time, como aconteceu no início deste ano, com as saídas de Ronaldo, Roberto Carlos, Elias e Jucilei. Todos os jogadores do Corinthians têm contrato, no mínimo, até o fim da Libertadores, à exceção do lateral-esquerdo Fábio Santos, que deve renovar nos próximos dias. Cotado pelo italiano Milan, o volante Paulinho assegura que segue no clube. “Fico em 2012. Muita gente está falando que estou de saída, mas vou ficar. Já estou trabalhando para disputar a Libertadores”, disse.

Com contrato até julho de 2012, Liedson e Adriano poderiam assinar pré-contrato gratuito com outras equipes a partir de janeiro, mas a tendência é que também permaneçam para a disputa do próximo Brasileirão. Andrés Sanchez, no entanto, prefere deixar as portas abertas. “Eu não garanto ninguém. Se o jogador quiser, vai embora, ninguém segura. Mas eu vou fazer de tudo para não vender”, afirma. Praticamente certa está a renovação de Tite, no cargo desde outubro de 2010. “O primeiro grande objetivo foi alcançado. A diretoria já mostrou o interesse (na renovação) e pediu para conversar. É o interesse pelo trabalho realizado”, afirmou Tite, à Rádio Globo.

Por enquanto, o alvinegro já anunciou duas contratações: o zagueiro Felipe, do Bragantino, e o meia Vitor Junior, do Atlético-GO. Ambos seguem a linha de atletas pouco conhecidos, mas com potencial técnico. “Quando trouxemos jogadores como Willian, Ralf, Paulinho e Castán todos riam. Agora, vamos contratar jogadores desse estilo, promissores. Temos de reforçar o time, serão três ou quatro jogadores”, confirmou o diretor de futebol, Roberto Andrade, no domingo. O Corinthians também estuda a contratação de atletas mais famosos. Carlitos Tevez e Montillo são dois que estão na pauta de contratações. Mas Tevez está na mira do Milan e Montillo dificilmente será liberado pelo Cruzeiro.

Eleições
Se o comando técnico do Corinthians será mantido e praticamente todos os pentacampeões continuarão em 2012, o alvinegro terá mudanças políticas certas. Inelegível após dois mandatos de dois anos cada, Andrés Sanchez se licenciará do cargo nas próximas semanas para fazer campanha para o ex-diretor de futebol Mario Gobbi Filho, seu braço direito entre 2008 e 2010. O atual diretor de futebol, Roberto de Andrade, assume a presidência interinamente.

A tendência é que o grupo da situação vença com tranquilidade as eleições, que ocorrem em 2 de fevereiro. A oposição, porém, está confiante. Os dois candidatos derrotados por Sanchez nas últimas eleições, Paulo Garcia e Osmar Stabile, formarão chapa única. Eles têm o apoio do antigo cartola Antônio Roque Citadini. Além do pleito presidencial, estão em disputa 200 vagas no Conselho Deliberativo.

Reforços confirmados
Vitor Junior
» Revelado pelo Cruzeiro, o meio-campista de 25 anos passou grande parte da sua carreira no exterior, atuando no futebol da Croácia (Dinamo Zagreb), da Eslovênia (Koper) e do Japão (Kawasaki Frontale). Em 2007, no Sport e no Santos, não obteve destaque. Este ano, no entanto, foi um dos principais jogadores na boa campanha do Atlético-GO. Tem 1,64m, é veloz e atua tanto centralizado como aberto pela direita.

Felipe
» Zagueiro de 22 anos e 1,88m, foi revelado pelo pequeno União, de Mogi das Cruzes-SP, e logo foi transferido para o Bragantino. Foi um dos pilares da zaga do Bragantino na Série B deste ano. Apesar da pouca idade e da falta de experiência, é um zagueiro de personalidade, bom no jogo aéreo e que sabe sair jogando com a bola nos pés.

Saiba mais
A reapresentação corintiana está marcada para 4 de janeiro. O Paulistão começa no dia 21. Antes disso, o Corinthians tem marcado um amistoso com o Flamengo, dia 18, em Londrina, e estuda a realização de uma partida festiva contra a Portuguesa, campeã da Série B. Na Libertadores, que começa em fevereiro, o Corinthians ocupa o Grupo 6, ao lado de Cruz Azul (México), Deportivo Táchira (Venezuela) e de um time do Paraguai — a vaga que será preenchida por Nacional, Libertad, Olímpia ou Cerro Porteño, dependendo da classificação final do Clausura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário