terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Campeão dos pesos pena do UFC fala sobre o primeiro combate no Brasil.

Daniel Ferreira/CB
Quem é ele
Nome: José Aldo da Silva
Oliveira Júnior
Apelido: Scarface
Altura: 1,70m
Peso: 65,8kg
Nascimento:
23/9/1986 (25 anos)
Local: Manaus, Amazonas
Modalidades:
jiu-jítsu e muay-thai
Vitórias: 19
Por nocaute: 12
Por finalização: 2
Por decisão: 5
Derrota: 1



Logo de início, a simplicidade chama a atenção. De bermuda e chinelo, José Aldo surge à porta do quarto do hotel e diz: “Pode entrar”. De origem humilde, o manauara, detentor do título dos pesos pena do Ultimate Fighting Championship (UFC), parece ignorar a fama e o sucesso na profissão. Em Brasília para ajudar a promover o Shooto Brasil, o campeão do maior evento de MMA (mixed martial arts, em inglês) do mundo, considerado um dos melhores lutadores da atualidade, falou com exclusividade ao Correio.

Revelou detalhes sobre a dura preparação para o UFC 142, quando será a principal atração do evento, o segundo a ser realizado no Brasil; comentou a paixão pelo Flamengo, o clube do coração; e respondeu a provocação do adversário, o norte-americano Chad Mendes, que vestiu a camisa do Vasco recentemente. O campeão elogiou os últimos rivais, que tentaram lhe tomar o cinturão em batalhas de cinco longos rounds, e se declarou preparado para encarar mais um oponente com estilo parecido.

Faltam cerca de 40 dias para a luta contra Chad Mendes no UFC 142, no Rio. Como estão os treinos?
Estão ótimos, bem pesados. O cronograma está certinho, são duas semanas fortes e uma moderada. Tudo para chegar lá e dar um grande show para a galera.

E a ansiedade de lutar pelaprimeira vez no Brasil?

Eu sempre falo isso com o Dedé (Pederneiras, treinador). Ele fica preocupado, mas eu estou muito tranquilo. Tenho a cabeça boa. Só quero treinar muito e lutar bem, isso é fundamental. Se eu fizer tudo direitinho, não terá risco algum.

O UFC colocou mais um wrestler no seu caminho. Não se cansa de pegar esse tipo de lutador?

Isso já vem desde a época do WEC (World Extreme Cagefighting, evento adquirido pelo UFC neste ano). Estou fazendo treinamentos específicos para enfrentar esse tipo de rival e vou chegar à luta no ápice. Mandem mais que vou passar por cima de todos

O que dizer sobre o Chad Mendes?
Não digo que ele seja o melhor tecnicamente, mas é muito explosivo. O Dedé está estudando, tem o DVD. Só falta reunir todo mundo, traçar nossa estratégia e fazer os treinos voltados para a luta. Vamos analisar os movimentos dele.

As duas defesas de cinturão contra dois wrestlers ajudam nessa hora?
Tive dois grandes testes. As pessoas sempre questionavam se eu suportaria lutar cinco rounds, já que eu vinha nocautenado todo mundo. Para mim, o Kenny (Florian, adversário em outubro passado) foi um dos caras mais perigosos que eu já peguei. É um estrategista e sabe lutar muito bem. Se tiver que lutar cinco rounds de novo, vou lutar. Do contrário, vou procurar um nocaute ou uma finalização para não deixar ninguém aflito.

Está com saudade de nocautear?
Sinto falta daquele gostinho de terminar a luta rapidamente. Mas isso é fruto do trabalho. Hoje todo mundo tem me estudado bastante, mudou da época que ninguém me conhecia e eu era um franco-atirador. Eu sempre tento dar uma mudada. Não consegui chegar ao nocaute nas últimas lutas, mas vamos ver o que acontece agora.

Você certamente ficou mais visado e até famoso. O que mudou desde que chegou ao UFC?

O pessoal me reconhece na rua, pede para tirar foto, mas eu mesmo não mudei, continuo a mesma pessoa. Falo com todo mundo, brinco. Sempre vou ser o José Aldo Júnior, um cara humilde, tranquilo e zoador.

Chad Mendes postou uma foto com a camisa do Vasco. Como você reagiu àquilo?

Ele deve ter ido na pilha de alguém, mas não vou deixar me influenciar. Futebol é uma paixão que eu tenho, mas dentro do octógono sou um trabalhador e tenho que fazer o meu melhor. Depois a gente vê e brinca, dependendo do resultado.

Você é flamenguista e disse que vai ao jogos. Dá tempo de conciliar os treinos com a paixão pelo futebol?
Sim, tira um pouco da tensão do treino, dá uma espairecida.

Falando em Flamengo,alguma novidade sobre o possível acerto entre você e o clube ?
Ainda não tem nada. A Patrícia (Amorim, presidente do Flamengo) disse que em 2012 a gente poderia fechar um acordo, mas por enquanto não tem acerto.

Você vai continuar treinando apenas no Rio até o dia da luta?
Eu não troco o Rio por nada. Temos um material humano muito bom na Nova União, estamos bem estruturados. Minha equipe é a maior do mundo no peso leve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário